Fazer alunos entenderem e calcularem escala de um mapa nas aulas de Geografia não é uma tarefa fácil para os professores do ensino fundamental e médio. Exige que os alunos compreendam e dominem alguns conceitos espaciais e de lógica matemática. Quando em um mapa a escala apresentada é de 1: 100 000 significa que a realidade ou o todo ( no caso o número 1 antes dos dois pontos) foi "encolhido" ou reduzido cem mil vezes para ser representado no papel. Escala é a relação( expressa por uma fração) entre o tamanho real (1) e o numero de vezes que foi reduzido. Uma boa maneira de demonstrar tudo isso na prática é desenvolvendo auma atividade pedagógica como a da confecção da planta da sala de aula ou do pátio da escola.
ntre no link a seguir e veja uma aula na prática com todo seu passo a passo http://salacristinageo.blogspot.com.br/2014/07/construindo-planta-da-sala-de-aula-na.html
Após esta atividade prática o professor poderá então trabalhar com mapas de variadas escalas onde o aluno calculá ora o espaço real ora a escala no mapa. Poderá ser trabalhada também nesta etapa o que vem a ser uma planta, carta e mapa representações cartográficas classificadas em razão de serem grande, média ou pequena escala respectivamente.
Plantas São representações cartográficas em grande escala , em geral até mil vezes. No exemplo abaixo a escala usada foi de 1: 50
Cartas São representações cartográficas com escala em geral entre mil e um milhão de vezes. São muito utilizadas para rotas marítimas e aéreas ou mostrar espaço de uma cidade.
No exemplo acima a cidade de Brasília está representada numa carta com uma escala gráfica onde cada 2 cm é igual a 2 Km. Fazendo a conversão temos 1;100 000
São considerados mapas as representações cartograficas com escala a partir de 1 milhão de vezes de redução da realidade.
O mapa do Brasil abaixo apresenta uma escala gráfica onde 1cm =300 Km . Fazendo a conversão de quilometro para centímetros temos : 1cm = 30 000000 cm ou seja a escala é de 1 por trinta milhões.